Um ano após a reabertura da ‘renovada’ Igreja de São Gonçalo, mais de 250 mil pessoas visitaram monumento, informa hoje a autarquia de Amarante.
De acordo com a mesma fonte, o número supera “as melhores expectativas”, que apontavam para cerca de 170 mil visitas em 2022.
Agora, em 2023, a igreja será palco de várias iniciativas, desde logo com a celebração do S. Gonçalo de Amarante, no próximo dia 10.
Em concreto, a igreja vai receber a visita dos alunos do 1.º ciclo, que vão participar do ritual da entrega dos cravos na pedra tumular na capela de São Gonçalo.
Destaque ainda para a Eucaristia, às 21h00.
A celebração do padroeiro da cidade prolonga-se até domingo, dia 15, altura em que se vai realizar uma arruada de bombos pelas ruas da cidade, antes da missa na qual se fará a bênção e a entrega dos figos.
As obras de reabilitação e conservação da Igreja de S. Gonçalo duraram cerca de 16 meses.
A primeira grande intervenção em 482 anos teve um investimento total de mais de dois milhões de euros com cofinanciamento do Norte 2020 – Programa Operacional Região Norte -, em parceria com a Câmara Municipal de Amarante, o acompanhamento técnico da Direção Regional de Cultura do Norte, e a Fundação Manuel António da Mota como mecenas.