A Câmara de Amarante estabeleceu um protocolo com a Ordem dos Psicólogos Portugueses, para a promoção da literacia em saúde psicológica, informou a própria autarquia.
“Este protocolo vem reforçar a atenção com a saúde mental dos nossos munícipes, assim como ajudar a desmistificar os preconceitos associados. Simultaneamente, continuamos a trabalhar na capacitação da nossa equipa técnica como forma de garantir a resposta eficiente à comunidade, investindo nas competências e nos recursos transversais”, terá justificado José Luís Gaspar, presidente da Câmara de Amarante, durante a cerimónia de celebração do protocolo.
Por sua vez, Eduardo Carqueja, presidente da delegação regional do Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses, sublinhou a importância deste compromisso, elogiando o serviço prestado pela autarquia: “trabalhar em rede é o caminho e Amarante é disso um bom exemplo. A nossa missão é o bem-estar das populações, sendo que a prevenção é a chave para combater os números elevados de problemas psicológicos e doença mental.”
Em comunicado, fonte municipal acrescentou que este protocolo de colaboração vai complementar e reforçar os objetivos já estabelecidos pela Câmara de Amarante, nomeadamente através da Resposta de Apoio Psicológico, dirigidas a crianças, jovens e adultos.