Início » Razões que fazem de Lisboa a cidade ideal para investir em 2023

Razões que fazem de Lisboa a cidade ideal para investir em 2023

por Rafael Ferreira
Razões que fazem de Lisboa a cidade ideal para investir em 2023

Ano novo, investimento novo. Há quem invista em produtos financeiros, outros há que decidem dar novos mundos à sua vida profissional e há ainda quem se decida a investir em imobiliário e gestão de alojamento.

Seja como forma de garantir uma fonte de rendimento permanente através do arrendamento ou como aporte de valor ao seu património, esperando uma valorização para futura venda, investir em imobiliário é, na maioria dos casos, uma aposta segura para multiplicar os seus ganhos, especialmente se escolher bem a localização do imóvel ou imóveis.

Devido à grande procura e escassa oferta, a cidade apresenta-se como uma das escolhas mais óbvias. Para além da forte valorização, os imóveis têm sofrido uma enorme valorização nos últimos anos, o pendor turístico e a gestão de alojamento local em Lisboa acaba por fazer da capital o santo graal do arrendamento turístico.

Número de dormidas de não residentes em Lisboa ultrapassa o período pré-pandemia

De acordo com o INE (Instituto Nacional de Estatística), em novembro do ano passado, o número de dormidas de não residentes registou um crescimento de 5% face a novembro de 2019 (último novembro pré-pandemia), o que indica que os turistas regressaram em força à capital do país.

Quanto mais turistas a cidade receber, mais camas terá de disponibilizar, logo o investimento em imobiliário para arrendamento e/ou alojamento local (AL) afirma-se como uma boa aposta. Basta olharmos para o aumento extraordinário de 382% em novos alojamentos locais registados em Lisboa entre janeiro e março do ano passado por comparação com igual período de 2021 para que se perceba a atratividade do investimento em alojamento local na capital.

Ainda que o retorno sobre investimento seja, ou se afigure, de montar, o arrendamento ou constituição de um alojamento local tem regras que têm de ser cumpridas, custos e trabalho.

De forma a agilizar a promoção e gestão de apartamentos turísticos em Lisboa, acabam por surgir empresas especializadas que facilitam a vida aos proprietários e providenciam uma experiência turística/habitacional mais saudável e gratificante ao nómada digital/turista.

Esse é o caso da GuestReady, uma startup internacional de gestão de unidades de alojamento local e apartamentos turísticos em plataformas online que faz a gestão de mais de 200 alojamentos turísticos em Portugal, que oferece aos proprietários uma solução “chave na mão” que os ajuda a aumentarem a renda e a reduzirem a carga de trabalho com a gestão, uma vez que, entra outras coisas, se vai ocupar do tratamento do anúncio online, fotografia, gestão de preços, comunicação com clientes (24/7), limpeza, lavandaria, produtos de higiene pessoal e check-in dos hóspedes.

Preço mediano de uma casa em Lisboa atinge máximos históricos

Nem todos procuram retirar dividendos de um investimento em imobiliário através da sua exploração turística. Muitos olham para a compra de um imóvel como um investimento de longo prazo tendo em vista a sua venda futura.

Só no quarto trimestre de 2021, o preço por metro quadrado atingiu os 1.355 euros por metro quadrado (euros/m2) no quarto trimestre de 2021, um máximo histórico que, de acordo com o INE, corresponde a uma taxa de crescimento anual de 14,1% e uma taxa de crescimento trimestral de 12,2%. Para além disto, os dados do INE dizem-nos que os compradores estrangeiros gastam, na compra de imóveis em grandes cidades como Lisboa, mais do dobro do que um comprador português, o que nos leva a concluir que o investimento na compra de um imóvel em Lisboa, para além de mais barato para uma bolsa portuguesa, acaba por poder contabilizado a curto-médio prazo possibilitando uma venda futura que lhe proporcione uma grandes mais-valias.

A isto é ainda importante juntar a elevada procura por imóveis de gama alta e de luxo que, garantem os especialistas, estão para lavar e durar.

Se o arrendamento/alojamento local e a valorização futura são as principais razões que fazem de Lisboa a cidade ideal para investir em 2023, não podemos esquecer da ampla oferta cultural, das oportunidades de negócio potenciada por grandes eventos internacionais e por centros de inovação como a “Fábrica dos Unicórnios” e pelo generoso clima que acolhe uma comunidade multicultural e fervilhante como a lisboeta.

Conclusão

Para resumir, Lisboa é uma cidade ideal para investir em imóveis em 2023 devido à sua forte valorização imobiliária, ao seu pendor turístico e à gestão de alojamento local. Com a grande procura de turistas, há uma escassa oferta de camas disponíveis, o que faz com que o investimento em imobiliário para arrendamento e gestão de alojamento seja uma boa aposta. Além disso, existem empresas especializadas que oferecem soluções para os proprietários, ajudando-os a aumentar sua renda e reduzir a carga de trabalho com a gestão. É importante levar em conta as regras, custos e trabalho envolvidos em cada atividade.

Fotoigrafia: (Miguel Ferreira – Pexels)

Também poderá gostar de

Escrever um comentário