
Joana Dias
Terapeuta da Fala. Pós-graduada e especializada em Perturbações da Comunicação, Linguagem e Fala na região do Vale do Sousa.1. Terapia da fala
Sabia que Terapia da Fala é muito mais do que fala?
Embora a Terapia da Fala seja uma atividade profissional relativamente recente e pouco abordada em Portugal, devido à grande diversidade das suas áreas de intervenção tem vindo a ganhar destaque e um conhecimento alargado dentro da sociedade. Como tal, tendo em conta sua importância, os seus benefícios e a sua pertinência, a Terapia da Fala é cada vez mais procurada e reconhecida pela população.
O papel do terapeuta já é conhecido na abordagem com crianças, principalmente com intervenção ao nível da linguagem, fala e da leitura e escrita, mas para além disso, o Terapeuta da Fala é o profissional que se dedica à prevenção, à avaliação, ao diagnóstico, ao tratamento e ao estudo científico da comunicação humana e das perturbações a ela associadas. Estas perturbações podem ser ao nível da fala e da linguagem mas também relacionadas com as funções, as auditivas, as visuais, as cognitivas, as oro-musculares, as respiratória, as de deglutição e as voz. Todas elas podem ocorrer em todas as faixas etárias, desde o nascimento à idade adulta e o atendimento pode ser em diferentes contextos, como hospitais, escolas, clínicas privadas, lares e domicílios…

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), define a saúde não só como a ausência de doença mas sim como um estado de completo bem-estar físico, mental e social. Tendo isto em conta, nós terapeutas da fala, assumimos aqui um papel fundamental no desenvolvimento global, na reabilitação e na prevenção de várias patologias, que independentemente da etiologia, o acompanhamento precoce é fundamental e essencial para a recuperação do utente, evitando agravamentos do problema e potencializando a eficácia da intervenção.
Estudos recentes alertam para a existência (e aumento pós situação pandémica) de um vasto número de crianças com problemas de desenvolvimento ao nível da comunicação que só são sinalizadas aquando da entrada na escola. Estas alterações tem repercussões diretas na aprendizagem da leitura e escrita, assim como um impacto negativo no desempenho escolar, social e emocional, sendo fundamental estar atento aos sinais de alerta.
Contudo, é ao nível das perturbações em idade adulta que se encontram as maiores duvidas quanto à nossa atuação. Importa assim referir, que enquanto profissionais de saúde somos capazes de intervir em perturbações pós AVC, em doenças degenerativas como Parkinson, Esclerose Lateral Amiotrófica, em perturbações vocais como Nódulos e Pólipos e em dificuldades de alimentação como engasgos e disfagia, entre outras…

Em suma, o nosso principal objetivo nestas patologias é potencializar a funcionalidade, aumentar as competências, melhorar a qualidade de vida do utente e fornecer dicas e estratégias para que todo o percurso de desenvolvimento seja o mais normativo e harmonioso possível.
Caso exista alguma duvida ou identifique alguma alteração no desenvolvimento normativo, não hesite em procurar um profissional especializado, ele saberá orienta-lo quanto aos passos seguintes.