Em Lousada, foi registado um aumento do número de adoções, informa a autarquia. Só em 2022 foram adotados 229 animais. Em 2018, haviam sido 18.
A autarquia informa ainda que, no ano passado, foram esterilizados 223 animais que estavam aos cuidados do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Lousada e Associação Lousada Animal. O que também representa um “aumento” face às esterilizações verificadas em anos anteriores.
“O mesmo se tem verificado no número de animais recolhidos que, no ano passado, foram 220, enquanto em 2018, tinham sido 188”, acrescenta a mesma fonte.
Em sentido decrescente, a autarquia dá ênfase à diminuição do número de animais eutanasiados – 89 em 2018; 7 em 2022 -, motivados, alegadamente e exclusivamente, pelo sofrimento associado a doenças incuráveis.
Apesar dos números positivos, o CROA tem uma lotação de 30 cães e, neste momento, não está a ser suficiente para dar resposta às situações, revela o vereador do Bem-Estar Animal.
Citado, António Augusto Silva destaca que a “solução encontrada passa por ter uma outra estrutura, que está em fase adiantada de projeto, noutro local cujo investimento fica aquém dos 500 mil euros previstos inicialmente. (…) A capacidade inicial vai ser de 51 cães e oito gatos, mas ao contrário da primeira solução tem área de expansão”.
1 comentário
Olá bom dia gostaria de dar dois cães porque onde eu vou morar nao da para os ter e nao os vou abandonar