O Centro de Recolha Oficial (CRO) do Marco de Canaveses recolheu 333 cães durante todo o ano 2022, informa a autarquia. “Em média, quase um animal por dia deu entrada nas instalações do centro”, ressalva a mesma fonte.
Citado, o vereador Nuno Pinto elogia o desempenho do CRO e apela à adoção responsável dos mais de 200 animais ainda disponíveis. “As instalações estão no limite da capacidade”, alerta.
Em 2022, do centro de recolha animal do Marco de Canaveses para as instalações da Animarco, parceira do município na promoção do bem-estar animal, saíram 160 animais.
No total, a autarquia refere que, durante todo o ano passado, foram adotados 228 canídeos, dos quais 146 diretamente do Centro de Recolha Oficial do Marco de Canaveses e 82 a partir da Animarco.
Município pretende aumentar esterilizações
De acordo com os números divulgados pela autarquia, durante o último ano, foram esterilizados 327 animais, dos quais 42 foram gatos, posteriormente devolvidos às colónias.
“Para manter a capacidade de recolha do CRO é igualmente fundamental controlar a população de animais errantes no concelho e a esterilização é a principal forma de o conseguirmos”, enfatiza o autarca.
Nuno Pinto lembra que a Câmara Municipal aprovou recentemente um regulamento que possibilita a esterilização gratuita de animais de famílias em situação de comprovada carência económica.
Desde 2018, Câmara diz já ter investido 670 mil euros no bem-estar animal
Nos últimos cinco anos, o investimento municipal no bem-estar animal ultrapassou, em média, os 130 mil euros por ano.
“Desde 2018, o município já investiu mais de 635 mil euros no reforço das políticas de bem-estar animal”, reforça o vereador Nuno Pinto, citado.