Esta sexta-feira, as crianças (e os seus bonecos) vão poder fazer uma visita ao “Hospital dos Pequeninos”, iniciativa que resulta de uma parceria entre o município de Lousada e os estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).
A atividade destina-se às crianças do pré-escolar que devem fazer-se acompanhar-se de um boneco, a quem chamam de “filho”, ou “filha”, e uma ficha do doente, anteriormente trabalhada com ajuda das educadoras.
O objetivo, explica a autarquia, é “desmistificar a ‘bata branca’ ao proporcionar um contacto com a profissão médica e com o ambiente hospitalar de modo descontraído”.
Este ano, o “Hospital dos Pequeninos” (também há quem diga “Hospital dos Bonequinhos”) vai decorrer na Academia de Formação de Lousada (junto à GNR), e não no espaço AJE.
Rastreios à população
O grupo de alunos do ICBAS vão ainda realizar rastreios gratuitos de obesidade, hipertensão arterial e diabetes à população de Lousada.
Os rastreios terão lugar no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca no sábado, das 10h00 às 17h00, e no domingo, das 10h00 às 13h00.