O mês de março marca o aniversário da cidade de Penafiel, antiga vila de Arrifana de Sousa. O ponto alto das comemorações é esta sexta-feira, dia em que vão ser homenageadas nove personalidades do concelho.
O dia começa, porém, com o habitual hastear da bandeira, às 9h00, seguido de uma eucaristia, em memória dos autarcas e funcionários falecidos, na Igreja Matriz, pelas 11h00.
À tarde, e antes da célebre sessão solene (16h00), vai ser inaugurada a Avenida Professor Dr. António Barbosa de Melo, localizada junto ao Ponto C, às 15h30.
A cerimónia evocativa do 253.º aniversário da cidade de Penafiel termina então com a entrega de nove medalhas honoríficas, no Museu Municipal.
A saber: António de Sousa Alves, Albino da Silva e António Arlindo da Cruz Alves vão ser distinguidos com as medalhas de ouro do concelho de Penafiel.
Já as medalhas de mérito municipal douradas vão ser entregues pelo município a Manuel Rui Azinhais Nabeiro, Epifânio Manuel da Silva, Joaquim Pinto Cerqueira, José João Pinto Moura, Alípio Vasconcelos dos Santos Monteiro e à banda “Os Aftas”.