A Assembleia Municipal de Baião aprovou por unanimidade a proposta apresentada pelo presidente da Câmara Paulo Pereira, para a adesão do município ao Conselho Global de Turismo Sustentável, tradução do inglês Global Sustainable Tourism Council (GSTC), informa hoje a autarquia.
Segundo Paulo Pereira, a inscrição numa entidade como esta, com ligação à Organização das Nações Unidas (ONU), confirma o compromisso do município “com os princípios do turismo sustentável”.
O autarca local adianta ainda que a integração no Conselho Global de Turismo Sustentável vai permitir o envolvimento de Baião de uma forma mais abrangente, ao permitir “participar e votar nas reuniões do conselho de administração”, além da possibilidade de participar em programas de formação em turismo sustentável e em grupos de trabalho e seminários “exclusivos”.
De acordo com o Conselho Global de Turismo Sustentável, a certificação de destinos está centrada num equilíbrio entre quatro pilares (ambiental, social, cultural e económico), numa abordagem de desenvolvimento integrado no qual todos os ativos e atores do território devem ser mobilizados.
Recorde-se que Baião é o concelho do distrito do Porto com a maior área verde, tendo sido “o primeiro município português” a obter a distinção de “Destino Turístico Sustentável” pelo Conselho Global de Turismo Sustentável.