Início » Paredes. Em 2022, houve mais terrenos limpos e menos incêndios rurais, aponta autarquia

Paredes. Em 2022, houve mais terrenos limpos e menos incêndios rurais, aponta autarquia

por Beatriz Leite
Paredes. Em 2022, houve mais terrenos limpos e menos incêndios rurais, aponta autarquia

Feito o balanço da atividade da proteção civil em Paredes no último ano, o vereador Francisco Leal destaca o “aumento do número de limpezas de terrenos” e a “diferença de 112 ocorrências face a 2021”. No total, e segundo o vereador, no concelho, foram registadas 215 ocorrências em 2022.

De acordo com a mesma fonte, em termos de área ardida na altura dos incêndios rurais, o número fixa-se nos 359,10 hectares. Ainda durante a sessão de apresentação dos resultados pela Comissão Municipal de Proteção Civil, levada a cabo esta terça-feira, foi declarado que Recarei, Sobreira, Rebordosa e Aguiar de Sousa foram as freguesias mais afetadas.

Além dos números, o encontro serviu para dar nota do modus operandi do Serviço Municipal da Proteção Civil. Em concreto, foi explicado que, no verão passado, este serviço atuou em diversos níveis, “desde a avaliação e análise meteorológica, uso de fogo técnico, disponibilização de maquinaria pesada, colaboração nas ações de rescaldo e identificação/localização de pontos de água”.

Mais para o final do ano, a garantia foi a de que a proteção civil local também esteve no terreno, aquando das cheias e inundações, de forma a contabilizar os estragos, sinalizar ocorrências, realojar vitimas e implementar medidas preventivas.

Tornado público o balanço, foram também abordadas as ações de prevenção para a próxima época de incêndios e apresentadas as principais atividades previstas para este ano, com destaque para a planificação do Dia Municipal do Bombeiro e a preparação da Jornada Mundial da Juventude, evento que irá trazer a Paredes, de 26 a 30 de julho, cerca de 2500 jovens, naquela que é a semana pré-jornada.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário