As conclusões do estudo dos 50 anos da música rock em Paredes serão conhecidas uma a uma. Para já, sabe-se que o antigo padre António Teixeira de Araújo, no início da década de 1970, teve um papel de relevo na expansão deste estilo musical no concelho paredense. “Quem diria?”, interroga-se, aliás, o autor do estudo, José Carlos Carvalheiras.
Ora, sabe a Vale do Sousa TV, o estudo em questão, intitulado de “Paredes Rock”, decorre desde meados do ano passado, sob a chancela do pelouro da Cultura do município.
Chegados aqui e enquanto responsável pela investigação, Carvalheiras diz-se “encantado com as inúmeras nascentes do rock do concelho, que foram, em grande parte, potenciadas pelo antigo padre António Teixeira de Araújo, no início da década de 1970, quando chegou à igreja da cidade e substituiu o antigo órgão por um conjunto musical na missa de domingo”.
“Aqueles jovens músicos transpuseram os seus gostos e aptidões musicais para fora da igreja e foram pioneiros do fenómeno ‘rock paredense‘, cujo estudo está a ser muito profícuo do ponto de vista sociológico e musical”, acrescenta.
José Carlos Carvalheiras enaltece ainda a predisposição do município de Paredes para avançar com o estudo e revela que o mesmo poderá culminar na “edição de um livro e com um website ou videoteca digital, onde estarão disponíveis áudios e vídeos que retratam os 50 anos da história do rock em Paredes”.