O Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso vai ser atribuído à artista plástica Ana Jotta, numa cerimónia agendada para 21 de outubro, em Amarante, informou hoje a autarquia.
No mesmo dia, serão também atribuídos o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso e o Prémio de Aquisição do Grupo dos Amigos da Biblioteca-Museu. As inscrições realizam-se entre 3 de abril e 31 de maio.
Ana Jotta, natural de Lisboa, venceu, em 2013, o Grande Prémio Fundação EDP Arte e, em 2014, foi distinguida com o Prémio Associação Internacional de Críticos de Arte, na área das artes visuais.
Em fevereiro, o Museu Rainha Sofia comprou, na ARCOmadrid, duas obras da série “September Song” da artista portuguesa.
Segundo a autarquia de Amarante, “o Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso é um prémio aquisição, no valor de 35 mil euros, que confere a integração de uma obra de arte da artista na coleção do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso”.
A exposição da obra de Ana Jotta naquele museu será inaugurada a 21 de outubro e estará patente até 3 de março de 2024.
O júri, presidido por Raquel Henriques da Silva, historiadora de arte e professora catedrática jubilada, e composto por Laura Castro, doutorada em arte e design, Lígia Afonso, investigadora do Instituto de História da Arte, doutorada em história da arte, Samuel Silva, artista plástico e professor, e Rosário Correia Machado, diretora do departamento da cultura da Câmara de Amarante, assinala o “carácter [da autora] radicalmente inventivo e profundamente singular do conjunto da sua obra, no contexto da produção artística contemporânea”.
Créditos imagem de destaque: Galeria Miguel Nabinho (via Facebook)