Início » Academia de Música de Castelo de Paiva promove encontro ibero-americano em torno do clarinete a partir de amanhã

Academia de Música de Castelo de Paiva promove encontro ibero-americano em torno do clarinete a partir de amanhã

por Beatriz Leite
Academia de Música de Castelo de Paiva promove encontro ibero-americano em torno do clarinete a partir de amanhã

Dando continuidade ao processo de implementação e desenvolvimento de um projeto educativo que ultrapassa já as duas décadas e meia de duração, a Academia de Música de Castelo de Paiva promove a partir de amanhã, a 12.ª edição da Academia Ibero-Americana do Clarinete, até 5 de abril. O evento contempla cinco concertos no Auditório Municipal.

Segundo a autarquia, trata-se de uma iniciativa de projeção internacional, aberta a todos os clarinetistas que desejem melhorar as suas capacidades musicais. 

Aos participantes, todos os anos é dada a possibilidade de marcar presença em diversos concertos, assim como a oportunidade de assistir gratuitamente a vários recitais integrados neste evento, que tem contado com a presença de músicos de reconhecido prestígio, oriundos de Portugal, Brasil, Espanha, Paraguai, México, Costa Rica, Estados Unidos da América, Colômbia, Argentina, França, Chile, Peru, Itália, Venezuela e França.     

Acolhendo este ano a participação de cerca de 70 alunos do espaço ibero-americano, a iniciativa conta com a presença dos professores António Saiote, Victor Pereira, e Bruno Silva, de Portugal, Philippe Cuper, de França, Esteban Valverde, de Espanha, e Carmen Borregales, da Venezuela. 

No sábado, dia 1, pelas 21h00, haverá no Auditório Municipal, um recital de clarinete e piano com participação Martin Barbosa e no domingo, ao fim da tarde (18h30) está agendada apresentação de Carmen Borregales, em clarinete, com Elsa Silva ao piano, bem como a atuação do prof. António Saiote com Alicia Gonzalez Permuy ao piano.

Na segunda Feira, dia 3, às 21h00, vai acontecer a atuação do KLAVIS DUO, com a participação de Vitor Pereira (clarinete) e Victor Pinto (piano), sendo que, neste espetáculo vão ainda atuar o clarinetista francês Philippe Cuper, acompanhado de Alicia Permuy.

Na terça-feira, dia 4, pelas 21 horas, também no espaço do Auditório Municipal, haverá a atuação da Orquestra de Sopros da AMCP, com direção artística de Manuel Nunes e a participação do clarinetista Bruno Silva.

Por último, na quarta-Feira, às 19 horas está agendado um concerto com a participação da Orquestra de Clarinetes da Academia Ibero-Americana de Clarinete, com a direção musical de Daniel Botelho e a participação do músico espanhol Esteban Valverde

Esta organização da Academia de Musica, de cariz internacional, que termina na próxima semana, tem o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, e os patrocínios do Ministério da Educação e DGEst – Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares, para além de diversas entidades e empresas.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário