Esta noite, as “Endoenças” voltam a iluminar as margens do rio Tâmega e Douro, com milhares de velas, numa organização a cargo dos municípios de Penafiel e Marco de Canaveses.
O início desta manifestação religiosa tem lugar na Igreja Paroquial de Santa Clara do Torrão, com a Missa da Ceia do Senhor, às 20h00.
Uma hora mais tarde sai a procissão do Senhor dos Passos, acompanhada por “Barcos de Fogo” junto ao rio, em direção à Capela de S. Sebastião, em Entre-os-Rios, onde terá lugar o “Sermão do Encontro”, entre Jesus Cristo e Nossa Senhora das Dores, um momento particularmente simbólico e muito acalmado pela comunidade.
As Endoenças – conhecidas como um evento secular de turismo religioso ímpar, que ilumina as margens do rio Tâmega com milhares de tigelinhas – envolvem a freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão (Marco de Canaveses), o lugar de Entre-os-Rios (Penafiel) e ainda o lugar de Boure, na margem esquerda do rio Douro, pertencente ao concelho de Castelo de Paiva, lugares que constituem antigo Couto de Entre-os-Rios.
Segundo a liturgia católica, esta celebração é uma alusão à Sexta-Feira Santa, dia de indulgência na península ibérica, no qual era dada a absolvição aos fiéis. Com o passar do tempo, o conceito mudou para o dia anterior, Quinta-Feira Santa.