Início » Paredes vai andar “À Descoberta do Turismo Industrial” em três freguesias do concelho com visitas guiadas

Paredes vai andar “À Descoberta do Turismo Industrial” em três freguesias do concelho com visitas guiadas

por Beatriz Leite
Paredes vai andar "À Descoberta do Turismo Industrial" em três cidades do concelho com visitas guiadas

O município de Paredes vai associar-se pela primeira vez à iniciativa nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”. Nesse sentido, vão ser dinamizadas três atividades em Lordelo, Gandra e Rebordosa, com parceiros locais, e feitas visitas guiadas.

Em concreto, estão agendadas visitas a uma oficina da talha, uma igreja, uma serração de madeira, ao CFPIMM – Centro de Formação Profissional das Indústrias de Madeira e do Mobiliário – e à fábrica de cadeiras Fenabel.

Como lembra a autarquia, em comunicado, cada um destes roteiros já foi estreado na primeira edição do Festival de Artes em Madeira de Paredes (FAMP), realizado de 24 de setembro a 9 de outubro.

De acordo com a mesma fonte, a divulgação do saber fazer do território de Paredes contribui para a criação de uma oferta mais diversificada e sustentável, respondendo a novas tendências da procura turística.

“Além de enriquecerem a experiência dos visitantes, estas atividades contribuem ainda para a economia dos produtores locais”, acrescenta.

PROGRAMA COMPLETO

12 abril | 14h00-17h00 [Rebordosa, Gandra]

Da Oficina à Arte Sacra

A visita procura dar a conhecer a marcenaria tradicional e, simultaneamente, a talha, fazendo um enquadramento do funcionamento de uma oficina, apresentando as tipologias de madeira, técnicas usadas, ferramentas e algumas terminologias e linguagem associadas ao ofício.

Os participantes são convidados a experimentar trabalhar na madeira, usando as ferramentas e técnicas do entalhador, na Oficina Fialho, em Rebordosa.

A visita terminará na igreja de Gandra.

13 abril | 14h00-17h00 [Rebordosa]

Do Tronco à Cadeira

A visita convida os participantes a recuar no tempo, voltando ao início do trabalho da madeira em Paredes, quando as cadeiras eram dos produtos mais produzidos no território.

O circuito dará a conhecer algumas especificidades de cada arte, destacando curiosidades e particularidades de cada ofício, dando relevo à figura da “Cadeireira”, que tanto contribui para o desenvolvimento desta atividade no concelho.

Será ainda possível visitar uma serração de madeira e conhecer o ofício do “torneiro”, do cadeireiro e a arte de empalhar.

14 abril | 14h00-17h30 [Lordelo, Rebordosa]

Visitas Guiadas à CFPIMM e Fenabel

Visita guiada às instalações do CFPIMM – Centro de Formação Profissional das Indústrias de Madeira e do Mobiliário -, com o propósito da sensibilização dos participantes do que é hoje a indústria do mobiliário em Paredes, assim como da importância da formação nestas áreas.

A visita prossegue na empresa de cadeiras FENABEL, onde os visitantes terão oportunidade de conhecer todo o processo produtivo, desde a tábua de madeira até ao produto final que é a cadeira.

As inscrições estão abertas.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário