Eduardo Merino
Fisioterapeuta da seleção nacional de trailrunning, Osteopata, Mestre em Psicologia da Dor, Doutorando em Antropologia Biológica, Professor universitário, CEO na Dr Merino Clínica MédicaÉ com enorme entusiasmo que participarei nesta rubrica destinada à educação na área da saúde.
Faremos uma viagem aos nossos dias, às nossas vidas, a um mundo recheado de desafios, onde um dos mais desafiantes é ter uma vida longa e com qualidade.
É exatamente isso que vos pretendo trazer, uma forma diferente de observar a nossa saúde, com uma mão na ciência e a outra na humanidade.
A primeira rubrica será dedicada às artroses.
Diariamente estas são das perguntas que mais me fazem: “Eu já tenho artroses?” “E agora como as trato?” “Tem cura ?”
O tema artrose, carrega uma carga catastrófica, demonizando um princípio biológico inevitável: o envelhecimento.
A evolução da área médica e o seu impacto na sociedade, criou um tipo de Iluminismo de saúde, que por um lado desenvolve uma ideia ilusória de saúde eterna e por outro demoniza o processo natural do envelhecimento.
As artroses fazem parte da nossa vida, como as rugas e os cabelos brancos. São inevitabilidades.
As artroses representam uma alteração do osso nas suas articulações. Essas alterações ocorrem devido ao desgaste biológico natural após os vários anos de atividade. A grande maioria passam praticamente despercebidas ao longo da vida, não apresentando qualquer sintoma.
Muitas vezes mesmo existindo dores limitantes numa área que apresenta artrose, os principais fatores que promovem a dor podem nem ser a artrose em si.
Aliás as dores passam, o movimento volta e as artroses ficam.
Podemos ter uma pessoa com muitas artroses sem dor, e uma pessoa sem artroses e que apresenta muita dor.
Há fatores de risco muito mais importantes que controlam a dor como o excesso de peso, sedentarismo, stress, alimentação desequilibrada e descontrolo do sono.
O teu problema nunca serão as artroses, mas sim a forma como controlas o teu estilo de vida.
Não há forma de durares muitos anos, sem teres artroses.