O presidente da Câmara de Baião e o diretor-geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas assinaram, na passada semana, o protocolo de adesão da Biblioteca Municipal António Mota à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.
Com esta adesão, e segundo a minuta de protocolo, a Biblioteca Municipal António Mota passa a aceder e usufruir dos recursos e serviços disponibilizados pela Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) às bibliotecas aderentes e a participar em iniciativas promovidas pela DGLAB ou pelos seus parceiros nacionais e internacionais.
Por sua vez, segundo a autarquia, caberá à Biblioteca Municipal de Baião disponibilizar um serviço de biblioteca pública plural, universal e gratuito, de acordo com os princípios consagrados no Manifesto da IFLA/Unesco sobre bibliotecas públicas, além de contribuir para a gestão do programa Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP).

Neste momento, dos 278 concelhos do continente, 237 integram a RNBP, estando 122 inauguradas e as restantes em diferentes fases de instalação.
Imagem de destaque: Biblioteca Municipal António Mota (via C. M. Baião)