Início » Dívida do município a “diminuir” e “excelente desempenho”, apesar da guerra. Relatório de contas de Baião aprovado com votos contra da oposição

Dívida do município a “diminuir” e “excelente desempenho”, apesar da guerra. Relatório de contas de Baião aprovado com votos contra da oposição

por Beatriz Leite
Dívida do município a "diminuir" e "excelente desempenho", apesar da guerra. Relatório de contas de Baião aprovado

As contas da Câmara Municipal de Baião, relativas ao ano de 2022, foram aprovadas, por maioria, no sábado, com os votos a favor da bancada do Partido Socialista (PS), bem como de todos os presidentes de junta presentes. Os cinco deputados eleitos pelo Partido Social Democrata (PSD) votaram contra. A garantia dada pelo executivo quanto à dívida é a de que esta tem vindo a diminuir desde 2005, passando de 12 milhões de euros para os atuais 5,6 milhões.

O presidente Paulo Pereira destacou o “excelente desempenho conseguido, apesar das dificuldades de contexto da execução do ano de 2022, por via, não só dos efeitos da pandemia, mas, e sobretudo, da guerra na Ucrânia”.

“As funções sociais continuam a absorver a maior fatia na estruturação do orçamento, com 62,06%, justificado pela aposta nas pessoas, nos baionenses”, justificou. Paulo Pereira destacou os programas “Linha Amiga”, “Via Verde Família”, o “Fundo Social de Baião”, bem como a atribuição de apoios às IPSS e equiparadas no valor de 176 mil euros.

O autarca fez ainda uma síntese da ação do executivo, dando conta de algumas das principais ações e projetos, concluídos e em execução, como são exemplos o projeto museográfico e cultural do Mosteiro de Ancede, o lançamento do concurso da requalificação da Estrada Nacional (EN) 304-3, a nova Biblioteca Municipal António Mota, entre outros.

Relativamente aos protocolos estabelecidos com as juntas de freguesia, o documento apresentado reflete uma despesa no valor de 320 mil euros, sendo que, na delegação de competências, foram investidos 186 mil euros e 46 mil euros em outros apoios, num total de 550 mil euros.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário