A Câmara Municipal de Paredes já está a pensar na quinta edição do concurso e feira de hortícolas gigantes conhecido por “O Maior da Minha Aldeia”, com a abertura de inscrições. Quem quiser, aliás, participar deve fazê-lo até este domingo, 7 de maio.
Como lembra, uma vez mais, a autarquia, o evento consiste numa competição entre produtores, amadores ou profissionais, cujo objetivo passa por premiar os que apresentem produtos hortofrutícolas de maior peso. O objetivo é dar visibilidade aos produtores locais e estimular o interesse das populações pela agricultura sustentável.
Para os participantes, há a possibilidade de ganharem um prémio. Aos três exemplares mais pesados de cada cultura (abóbora, melância, melão ou tomate) será atribuída uma gratificação em dinheiro (ver grelha). No caso das abóboras, por exemplo, o primeiro prémio é de mil euros.
Os vencedores serão anunciados no dia 17 de setembro, no Parque Natural da Senhora do Salto, na freguesia de Aguiar de Sousa. As pesagens serão nos dias 15 e 16.
A iniciativa está inserida no projeto “Cá Paredes”, um programa estratégico de médio e longo prazo para a zona sul do município, que ambiciona o crescimento económico, o desenvolvimento social e a valorização ambiental do território composto pelas freguesias de Aguiar de Sousa, Cête, Parada de Todeia, Recarei e Sobreira.