Início » Já há projeto vencedor para conjunto habitacional em Lousada com rendas acessíveis

Já há projeto vencedor para conjunto habitacional em Lousada com rendas acessíveis

por Beatriz Leite
Já há projeto vencedor para conjunto habitacional em Lousada com rendas acessíveis

A ministra da Habitação Marina Gonçalves assistiu, esta terça-feira, em Lousada, à apresentação do projeto vencedor para o conjunto habitacional já batizado de “Hans Isler”, composto por 45 habitações e financiado ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A ideia é que as casas (tipologias T1, T2 e T3) sejam, posteriormente, arrendadas a custos acessíveis, facilitando, assim, o acesso à habitação a um maior número de famílias.

O projeto, que vai ficar situado num terreno municipal junto ao posto da GNR de Lousada (ver fotografia acima), compreende dois blocos habitacionais, com uma praça interior dedicada à confluência dos espaços. O valor total estimado da construção é de 7,5 milhões de euros (valor já apontado em agosto de 2022). Mais: o conjunto habitacional em questão será construído pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) em parceria com o município de Lousada.

Durante a sessão de ontem, Pedro Machado referiu que a intenção do executivo é que este projeto “seja o primeiro de vários”. Para o presidente da Câmara de Lousada, o concelho começou a ter um problema com a habitação com a “procura elevada de casas face à excelente qualidade de vida existente em Lousada”, o que fez com que os preços disparassem. “Por esse motivo, estes projetos são estruturais e correspondem à necessidade de habitação a custos controlados”, concluiu.

Já a ministra Marina Gonçalves optou por elogiar o trabalho do atual executivo municipal e dar nota de uma forte “insistência por parte dos responsáveis autárquicos para que os problemas e projetos tenham rápidas conclusões”.

A ministra da Habitação veio acompanhada da secretária de Estado da Habitação Fernanda Rodrigues, sendo que, durante a visita a Lousada, Marina Gonçalves teve a oportunidade de visitar o Bairro Dr. Abílio Alves Moreira, que está em obras, onde esteve em contacto com alguns dos moradores.

Créditos imagem de destaque: IHRU

Também poderá gostar de

Escrever um comentário