Este sábado e domingo, a Casa da Terra e a praça Albino Alves Pereira serão o epicentro da primeira Festa das Plantas Aromáticas e Medicinais, promovida pelo município de Celorico de Basto.
O certame conta com o apoio do projeto “A Recolectora”, com a herbalista Fernanda Botelho que irá “dar a conhecer” muitas destas plantas e mostrar aos participantes as suas especificidades e particularidades.
Serão desenvolvidas várias ações, entre as quais um workshop de medicina herbal, no sábado, e uma caminhada/aula andante nas margens do Rio Freixieiro, no domingo, com a participação da chef Maria Tavares que confecionará pratos gastronómicos com as ervas encontradas. Para participar em qualquer uma destas iniciativas, é preciso garantir inscrição.
Há, apesar de tudo, outras atividades em agenda abertas ao público, sem qualquer necessidade de inscrição prévia.
Além disso, o espaço da Festa das Plantas Aromáticas e Medicinais terá um mercado com sabores e aromas e animação permanente.
Citada, Maria José Marinho, vereadora da Câmara Municipal de Celorico de Basto, explica que este interesse em ervas aromáticas e medicinais no concelho “surgiu pela quantidade de plantas silvestres existentes no território”.