A Penafiel Verde tem agora disponível o serviço de rede móvel de saneamento, para toda a população não servida com rede fixa de águas residuais, informa a autarquia.
Assim sendo, os utilizadores domésticos e não-domésticos podem já contratar o serviço de descarga de fossas séticas. De acordo com fonte municipal, o serviço inclui a recolha de águas residuais, o transporte e o encaminhamento para o destino final adequado.
Como explica a presidente do conselho de administração da Penafiel Verde Alexandra Almeida, a empresa é agora capaz de “disponibilizar um serviço alternativo para a recolha de águas residuais, provenientes de fossas séticas, particulares ou coletivas”.
“O cliente deixa de se preocupar com o processo de descarga autónomo. A descarga de fossas e respetivo tratamento passa a ser da responsabilidade da Penafiel Verde que garante uma adequada descarga com menor impacto nos recursos hídricos da região”, refere ainda.
Em relação à faturação, não há variações. Por outras palavras, o serviço de saneamento através de meios móveis será faturado como se o requerente usufruísse do serviço de rede fixa, ou seja, é calculado através do consumo de água da rede pública ou em função da média da sua tipologia de consumo, isto é, doméstico ou não-doméstico.
Para o pedido de adesão não existe a obrigatoriedade de ser cliente da Penafiel Verde. Contudo, a contratação dos serviços através de meios móveis obriga à celebração de um contrato com a empresa, sendo que os utilizadores domésticos e não-domésticos deverão solicitar a adesão a este serviço no balcão digital (www.penafielverde.pt) ou presencialmente no balcão de atendimento ao cliente.