Os músicos Manuela Azevedo, Hélder Gonçalves, Miguel Ferreira, Pedro Rito, Pedro Oliveira e Pedro Santos, do grupo pop “Clã”, vão apadrinhar, esta segunda-feira, uma ação de plantação de carvalho-alvarinho, na Escola Secundária de Amarante. A iniciativa decorre a propósito do Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado precisamente dia 22 de maio.
Segundo a autarquia, o grupo musical “Clã” decidiu associar-se à comunidade escolar de Amarante para alertar para as alterações climáticas, “certos de que plantar uma árvore é uma oportunidade preciosa de agir na defesa do planeta e da natureza”.


Tal iniciativa não é inédita na Escola Secundária de Amarante. Na verdade, começou em 2019 com os “Blind Zero” a apadrinharem a plantação de uma árvore Freixo de Duarte D’Armas.
Já em 2021, os músicos convidados foram os da banda “GNR”, que ofereceram 41 árvores, pelas 41 anos de carreira. Simbolicamente, cada árvore plantada recebeu o nome de uma música do trio portuense.
A comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade, em Amarante, é uma iniciativa organizada pela Escola Secundária desta localidade, em parceria com a Câmara Municipal, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e o CoLAB Forestwise.