Na próxima quarta-feira, dia 31, vão ser entregues os certificados aos alunos de Lousada que terminaram a formação de Suporte Básico de Vida, no âmbito do projeto “Somos Um”, informa hoje a autarquia. No total, serão agraciados 240 alunos do 11.º ano dos quatro agrupamentos escolares que aderiram a esta iniciativa.
Como lembra a mesma fonte, o projeto foi pensado por um conjunto de profissionais peritos em emergência médica, onde se incluem Jorge Brandão, enfermeiro lousadense a exercer funções no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), e também Filipe Serralva, médico da Viatura Médica de Emergência do CHTS.
A ideia foi então implementada em Lousada no último ano, mas espera-se agora que tais sessões aconteçam em toda a região do Tâmega e Sousa. O objetivo é capacitar o maior número de alunos criando, a longo prazo, um conjunto muito alargado de “agentes de emergência”, como especifica a autarquia lousadense.
Neste momento, o projeto “Somos Um” está integrado na Associação Nacional de Emergência, Socorro e Catástrofe, detém certificação do INEM e apoio da Ordem dos Enfermeiros e é ministrada por médicos e enfermeiros, na sua maioria, profissionais do CHTS.
Os certificados serão entregues numa sessão no Auditório Municipal, a partir das 15h00.
A imagem de destaque é meramente ilustrativa