O município de Celorico de Basto inaugura esta terça-feira a “Festa do Livro” e informa o público que a tarefa de “encher” a ‘festa’ com livros é da responsabilidade dos grupos Leya e Penguim Random House. A autarquia está, por isso, convicta de que terá “a maior mostra literária de sempre” no espaço da Casa da Terra, até dia 4 de junho (domingo).
Além dos livros, o programa associado ao evento inclui conversas com escritores, teatro, música, apresentação de projetos, recitação de poesia e muita leitura.
Uma das conversas prometidas será entre o jornalista José Milhazes e o eurodeputado José Manuel Fernandes, a acontecer no domingo, no final do almoço. Antes disso, porém, destaque para a visita do escritor Raul Minh’alma, no sábado, para uma conversa sobre a sua vida e obra, a partir das 15h30.
De acordo com a vereadora Maria José Marinho, será valorizado o “envolvimento do Agrupamento de Escolas, da Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes e da Rede Concelhia de Bibliotecas, na ótica de incentivo à leitura como fonte de conhecimento e crescimento pessoal”.
Em relação aos horários, estes serão variáveis. Em comunicado, a própria autarquia especifica que, no dia de abertura, as portas abrem às 9h30 e encerram às 20h00, mas, no dia 31, o horário está estabelecido das 9h30 às 23h00, ininterruptamente.
Já na quinta-feira, Dia Mundial das Criança, a Casa da Terra estará aberta das 9h30 às 20h00. Na sexta-feira e no sábado, a Festa do Livro decorrerá das 9h30 às 23h00. No domingo, último dia, os visitantes poderão desfrutar das atividades e dos livros das 10h00 às 19h00.