A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa marcou presença na conferência final do DigiBEST – Digital Business EcoSystem Transformation -, um projeto europeu na área da promoção da competitividade das pequenas e médias empresas (PME) através da transformação digital.
O encontro de parceiros, que decorreu no final da semana passada, durante dois dias, em Riga, na Letónia, foi organizado pelo ministério da Proteção Ambiental e Desenvolvimento Regional da República da Letónia, entidade que lidera o projeto há cinco anos.
Fonte da CIM do Tâmega e Sousa explica, em comunicado, que foram sete os parceiros do DigiBEST que se voltaram a reunir em Riga, cidade que recebeu também a reunião de arranque do projeto, desta feita para fazerem um ponto da situação da implementação dos planos de ação para a promoção da digitalização das PME.
Em concreto, o plano de ação desenhado pela CIM do Tâmega e Sousa para a região incorpora informação sobre a forma como as boas práticas e os ensinamentos retirados da cooperação entre os parceiros do projeto nas visitas de estudo realizadas podem ser adaptados e/ou replicados no território.
A conferência constituiu ainda um momento para lançar sementes para futuros projetos europeus, assegurando a manutenção das parcerias e redes colaborativas já firmadas.
A CIM do Tâmega e Sousa diz ter estado representada pela chefe da equipa multidisciplinar de Políticas Públicas Intermunicipais, Ester Moreira da Silva.