Início » A festa do desporto motorizado está de volta a Penafiel com 300 pilotos e novos troços para subir adrenalina

A festa do desporto motorizado está de volta a Penafiel com 300 pilotos e novos troços para subir adrenalina

por Beatriz Leite
A festa do desporto motorizado está de volta a Penafiel com 300 pilotos e novos troços para subir adrenalina

Está de volta a Penafiel aquele que é, segundo a autarquia, “um dos mais ecléticos festivais internacionais dedicado ao desporto motorizado”, o Penafiel Racing Fest. Este ano, a acontecer no fim de semana de 16 a 18 de junho, a organização diz estar a contar com a presença de 300 pilotos, de oito modalidades, incluindo federados, com uma logística de 400 pessoas.

À semelhança dos últimos quatro anos, a maioria das provas de automóveis e motos será disputada nas ruas da cidade, algumas em simultâneo, e espera-se a presença de dezenas de milhares de espetadores.

Haverá ainda provas que vão percorrer as freguesias do concelho, destacando-se o “Rally Taça Joaquim Santos”. A prova, “que honra o consagrado penafidelense tetracampeão nacional de ralis”, apresenta, contudo, alterações significativas, “para dar músculo” à competição.

Por sua vez, a “Penafiel City Stage”, com dupla passagem, na noite de sexta-feira e no fim de tarde de sábado, mantém a estrutura e o selo de momento de grande comunhão entre equipas e adeptos.

A grande novidade da prova, adianta a organização, passa pela mudança de grande parte do percurso contra o cronómetro para a zona sul do concelho, tendo a Serra da Boneca como cenário. “Serão duas classificativas completamente novas, designadas “Lagares-Figueira” e “Capela-Eja”, com características que têm tudo para permitir um enorme espetáculo”, pode ler-se no comunicado enviado à redação, depois da conferência de imprensa oficial.

Quanto à corrida de ‘históricos’ do Clube Português de Automóveis Antigos, os “belos carros clássicos e históricos” seguirão, do chamado circuito do Sameiro, para os novos troços do “Rally Taça Joaquim Santos”, com uma passagem pela ponte Duarte Pacheco, em Entre-os-Rios.

Para Óscar Coelho, da Cooperativa Desenvolvimento Desportivo e Cultural, o Penafiel Racing Fest tornou-se “numa festa de culto, uma autêntica romaria desenfreada que vai muito para lá da simples vontade de assistir a um espetáculo desportivo”.

Fun Zone” é para manter

Além da componente competitiva, o “Penafiel Racing Fest” proporciona, como é também comum, uma “Fun Zone” que será animada com atuações de bandas e Dj’s.

Este ano, a “Fun Zone” terá ligação direta ao Jardim do Calvário e, consequentemente, à artéria principal da cidade, através de uma passagem pedonal aérea, construída para o efeito.

A organização revela ainda estar empenhada no impacte ambiental do evento, tendo, por essa razão, escolhido um delegado ambiental, cuja função passará por ajudar a tornar o evento mais sustentável com todos os envolvidos.

O Penafiel Racing Fest é organizado conjuntamente pela Cooperativa Desenvolvimento Desportivo e Cultural e pelo município de Penafiel, em parceria com vários clubes locais e regionais.

Imagem de destaque: Penafiel Racing Fest, edição 2022 (via C. M. Penafiel)

Também poderá gostar de

Escrever um comentário