O concelho de Amarante prepara-se para acolher entre os dias 10 e 11 de junho a Amarante AgroTalks, na Alameda Teixeira de Pascoaes. No centro da ação está a indústria agroalimentar do concelho.
Como adianta a própria autarquia, serão promovidos produtos locais como enchidos, sêmeas e trigo, doces conventuais, mel e hidromel, mirtilos e framboesas, azeite, cerveja artesanal e vinho verde.
Além disso, está previsto igualmente um Fórum Agroalimentar, no dia 10, com vista a refletir sobre as dinâmicas do setor, partindo das percepções, constrangimentos e desafios dos produtores, associações, distribuidores e exportadores.
Entre os oradores, esperam-se, por exemplo, o presidente do Instituto Empresarial do Tâmega, André Magalhães, Deolinda Silva, diretora-executiva da PortugalFoods, e Firmino Cordeio, diretor-geral da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal.
De acordo com a autarquia amarantina, que dá hoje nota do evento à comunicação social, a animação não está excluída dos dois dias de Amarante AgroTalks.
Em concreto, está planeado um concerto com violas amarantinas, um set com o DJ Nerik, no sábado, e atuações várias no domingo.
A iniciativa resulta de uma parceria entre o projeto AGIR – Acompanhar e Gerir a Inclusão em Rede – com o município de Amarante.
A Amarante Agrotalks pode ser visitada, gratuitamente, entre as 14h00 e as 2h00, no sábado, e entre as 14h00 e as 19h00, no domingo.