A Green Logistics, marca da Aquila Group dedicada à logística, vai investir cerca de 17 milhões de euros na construção de um complexo logístico no concelho de Paredes – o Gandra North Green Logistics Park. A informação foi avançada pela própria empresa alemã esta quarta-feira (exceto o valor do negócio, que foi adiantado, posteriormente, por uma fonte oficial da empresa ao Negócios).
Em comunicado, o grupo Aquila garante ter já na sua posse um terreno com 40 mil metros quadrados no concelho para o efeito, com uma área locável total de 16.570 metros quadrados, incluindo escritórios e zonas comuns.
Neste momento, afiança ainda a promotora, “o edifício já se encontra totalmente arrendado”, sendo que a construção arranca em junho e deve estar concluída “no primeiro trimestre de 2024”.
Quanto aos trabalhos de construção do novo Gandra North Green Logistics Park, estes estarão a cargo da Britoli, uma construtora portuguesa especializada na conceção e construção de armazéns, escritórios, edifícios comerciais e industriais.
A empresa assegura que o novo parque logístico “será construído de acordo com os mais exigentes critérios de eficiência e sustentabilidade para garantir a redução de emissões de dióxido de carbono, essenciais para obter a certificação de construção sustentável BREEAM”.
De acordo com Markus Holzer, co-presidente executivo da Aquila Sustainable Infrastructure, o novo parque “será um projeto de referência na área da logística sustentável no Norte do país”, uma zona onde a empresa ainda não estava presente, embora este seja o terceiro investimento logístico da Aquila Group em Portugal (ver complexo logístico na Azambuja na imagem).
Aquila Group
A Aquila Group é uma gestora de ativos que está a investir em território nacional na área das energias renováveis. Segundo o Jornal de Negócios, neste momento, a Aquila tem 27 projetos de energia solar em Portugal, dos quais oito em operação, um em construção (em Coimbra) e 18 em licenciamento.
Já a Green Logistics, marca dedicada à logística do grupo Aquila, desenvolve e gere ativos na Alemanha, Itália, Portugal e Espanha, tendo um investimento acumulado de mais de 1,2 mil milhões de euros.
Imagem de destaque: Rainha Green Logistics Park, complexo logístico na Azambuja (via Aquila Group)