Início » IP prevê eletrificação do troço entre Marco de Canaveses e Peso da Régua por 118 ME

IP prevê eletrificação do troço entre Marco de Canaveses e Peso da Régua por 118 ME

por Beatriz Leite
IP prevê eletrificação do troço entre Marco de Canaveses e Peso da Régua por 118 ME

Foi publicado hoje em Diário da República o concurso público internacional para a execução da empreitada de eletrificação do troço da linha do Douro entre Marco de Canaveses e Peso da Régua. O preço base do procedimento, fixado pela Infraestruturas de Portugal (IP), é de 118 milhões de euros.

A intervenção abrange os concelhos do Marco de Canaveses, Baião, Mesão Frio e Peso da Régua e constitui, segundo a empresa, um investimento para dar continuidade à modernização integral da linha do Douro, de forma a reforçar a competitividade do sistema de transporte ferroviário.

Citado, o presidente da IP Miguel Cruz destaca, precisamente, “a enorme importância que o lançamento deste concurso representa na estratégia de desenvolvimento e modernização da linha do Douro que a IP está a realizar”.

“A eletrificação do troço Marco – Régua irá potenciar fortemente a melhoria das ligações aos diversos núcleos urbanos, serviços e indústria localizados ao longo deste eixo ferroviário, assegurando o reforço da coesão social e territorial aliado à promoção da sustentabilidade do sistema de transportes”, conclui.

A modernização do troço entre Marco de Canaveses e Peso da Régua compreende a renovação integral de via nas estações de Juncal, Mosteirô, Aregos, Ermida, Rede, Godim e Régua, incluindo infraestrutura e drenagens; a eletrificação total do troço; infraestruturas para a instalação dos sistemas de sinalização eletrónica e telecomunicações; entre outros.

O prazo de execução do contrato é 1095 dias, o que equivale a três anos.

O investimento é desenvolvido no âmbito do programa de expansão e modernização da Rede Ferroviária Nacional, Ferrovia 2020, cofinanciado pela União Europeia.

Créditos imagem de destaque: IP

Também poderá gostar de

Escrever um comentário