A Câmara de Penafiel está a implementar um projeto piloto de recolha seletiva porta a porta em 1250 moradias na freguesia de Penafiel, através da disponibilização de três contentores (azul, verde e amarelo).
Segundo a autarquia, o objetivo é “aumentar a quantidade e qualidade dos materiais recolhidos seletivamente e, consequentemente, diminuir os quantitativos de resíduos indiferenciados”.
De modo geral, sintetiza a mesma fonte, o projeto apelidado de “O Ecoponto em sua casa” vai “facilitar o processo de separação e preparação dos resíduos, promover a reciclagem e reduzir a quantidade de resíduos indiferenciados”.
Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel e presidente da Ambisousa, mostra-se convicto de que a iniciativa será “um sucesso” e não esconde as ambições.
“Nesta primeira fase, há um número de habitações referenciadas, mas é nossa ambição que, no futuro, seja alargado a todo o concelho e chegue a mais munícipes”, conclui.
Uma vez instalados os três contentores de 120 litros à porta das habitações referenciadas, a viatura da Ambisousa será a responsável pela recolha dos respetivos resíduos nos dias indicados no calendário de recolhas.
A concretização do projeto piloto em questão resulta de uma candidatura da Ambisousa ao Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), sendo dinamizado pela Câmara Municipal de Penafiel, através do pelouro do Ambiente, e pela Junta de Freguesia de Penafiel, em parceria com a Ambisousa.