Início » Baião. Paulo Pereira satisfeito com lançamento do concurso para eletrificação da linha do Douro até à Régua

Baião. Paulo Pereira satisfeito com lançamento do concurso para eletrificação da linha do Douro até à Régua

por Beatriz Leite
Baião. Paulo Pereira satisfeito com lançamento do concurso para eletrificação da linha do Douro até à Régua

Na mesma semana em que foi publicado em Diário da República o concurso público para a eletrificação do troço da linha do Douro entre Marco de Canaveses e Peso da Régua, o autarca de Baião mostra-se satisfeito com o passo dado.

Para Paulo Pereira, a empreitada é “estrutural e fundamental para a melhoria da mobilidade, conforto, segurança e qualidade de vida” do povo de Baião, assim como para a atratividade e desenvolvimento económico do concelho.

“É de grande importância para Baião e para a sustentabilidade turística da região, atendendo a que estudos encomendados pela Infraestruturas de Portugal (IP) apontam para um crescimento de 104% do número de passageiros/utilizadores da linha do Douro até 2051”, refere.

Dos 47 quilómetros de extensão do troço em questão, 21 são no concelho de Baião. Não obstante, a intervenção vai abranger os concelhos do Marco de Canaveses, Baião, Mesão Frio e Peso da Régua e constitui, segundo a IP, um investimento para dar continuidade à modernização integral da linha do Douro, de forma a reforçar a competitividade do sistema de transporte ferroviário.

O preço base do procedimento está fixado nos 118 milhões de euros. A modernização do troço entre Marco de Canaveses e Peso da Régua compreende a renovação integral de via nas estações de Juncal, Mosteirô, Aregos, Ermida, Rede, Godim e Régua, incluindo infraestrutura e drenagens; a eletrificação total do troço; infraestruturas para a instalação dos sistemas de sinalização eletrónica e telecomunicações; entre outros.

O prazo de execução do contrato é 1095 dias, o que equivale a três anos.

Imagem de destaque: Estação Ferroviária de Mosteirô, Baião

Também poderá gostar de

Escrever um comentário