Em Paredes, aproxima-se mais uma edição do Jazz & Blues Fest, um festival que, como o próprio nome indica, privilegia a expressão do jazz vocal e do blues, com músicos portugueses. De 16 a 20 de junho, há concertos gratuitos na Casa da Cultura e no Parque José Guilherme.
A atuação de Marta Ren marca o início dos concertos, no dia 16, às 22h00, na Casa da Cultura de Paredes. De acordo com a autarquia local, a vocalista tem “uma das vozes mais carismáticas da nova música portuguesa”, cujo registo vocal é muitas vezes comparado com artistas negras do soul e do funk.
No sábado, 17 de junho, pelas 19h00, também na Casa da Cultura de Paredes, será a vez dos “Peter Storm & The Blues Society”, e pelas 22h00, da banda “Kiko & The Blues Refugees”.
Esta última banda considera-se um “supergrupo” formado por músicos experientes e conceituados do panorama nacional. A saber: o músico, compositor e produtor Kiko Pereira, luso-americano, que o crítico José Duarte elegeu como a melhor voz masculina do jazz em Portugal, junta António Mão de Ferro, Jorge Filipe Santos, Carl Minnemann e João Cunha.
Para domingo, dia 18, haverá uma “Sunset Party”, a partir das 17h00, na Casa da Cultura, que promete animar o público.
A fechar, e em forma de comemoração da elevação de Paredes à categoria de cidade, espera-se a performance do “Paredes Big Band”, no Parque José Guilherme, a partir das 21h30.
A banda, formada em 1995, apresenta sonoridades do jazz ensemble típico de uma formação big band, com um repertório baseado no jazz da era dourada do swing.
O Paredes Jazz & Blues Fest é organizado pelo município de Paredes com o apoio da ASEP – Associação de Empresas de Paredes – e da Junta de Freguesia de Paredes.
Fotografias cedidas pela C. M. Paredes