Início » OPJ 2023. Câmara de Lousada disponibiliza 30 mil euros para propostas de jovens com “interesse público”

OPJ 2023. Câmara de Lousada disponibiliza 30 mil euros para propostas de jovens com “interesse público”

por Beatriz Leite
OPJ 2023. Câmara de Lousada disponibiliza 30 mil euros para propostas de jovens com "interesse público"

O município de Lousada está a admitir propostas de jovens “conjugadas com as linhas de orientação geral para a promoção do superior interesse público” até 23 de junho.

A possibilidade surge pela dinamização de mais uma edição do Orçamento Participativo Jovem (OPJ), com um teto máximo de 30 mil euros.

Em comunicado, a autarquia lembra que esta é uma iniciativa para “estimular a sociedade civil e envolvê-la na definição das prioridades de ação municipal”.

“O Orçamento Participativo Jovem (OPJ) assume-se como um modo de incrementar a consciencialização cívica nos jovens, ajudando a compreender a complexidade dos problemas na gestão pública, a limitação de recursos financeiros e a necessidade de tomar opções que favoreçam o presente e o futuro de todos”, descreve.

Este ano, o orçamento atribuído é de 30 mil euros para o projeto vencedor, sendo que o processo participativo assenta na consulta direta, sob forma de proposta, dos cidadãos jovens, residentes em Lousada, com idades compreendidas entre 14 e os 30 anos.

A submissão das propostas deve ser efetuada até ao dia 23 de junho, seguindo-se a análise técnica das propostas, entre os dias 26 de junho e 7 de julho.

A autarquia antecipa, desde já, que a publicação das propostas e consequente votação decorrerá de 20 de julho até 10 de agosto, sendo que os resultados serão conhecidos a 12 de agosto, no Dia Internacional da Juventude.

Calendário OPJ 2023 em Lousada

Também poderá gostar de

Escrever um comentário