A exposição fotográfica “Pedra a Pedra”, de Egídio Santos, encontra-se patente no Museu Municipal de Penafiel desde ontem, onde permanecerá até 3 de setembro.
Promovida pela Rota do Românico, a exposição é constituída por 30 imagens dedicadas ao seu património cultural, com exemplares representativos dos atuais 12 concelhos de abrangência do projeto.
Uma das imagens – a da pastora que conduz o rebanho sob a proteção divina da Capela da Senhora da Livração de Fandinhães – foi, inclusivamente, distinguida com uma menção honrosa nos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

Nascido no Porto, em 1970, com o curso de Fotografia da Escola Superior Artística do Porto, Egídio Santos tem uma carreira de mais de três décadas, repartida entre o fotojornalismo e a fotografia de autor.
Segundo reporta fonte ligada à Rota do Românico, fotografou para dezenas de livros, participou em mais de 40 exposições individuais e coletivas, e está representado nas coleções do Centro Português de Fotografia, do Museu do Douro, do Museu do Côa, entre outras.
Como se trata de uma exposição com carácter itinerante, Pedra a Pedra segue depois, a 11 de setembro, para o Centro de Interpretação da Cultural Local, em Castelo de Paiva.
Mais tarde, de dezembro a janeiro, ficará na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, em Amarante.
Imagem de destaque: Exposição Pedra a Pedra no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, onde foi inaugurada em fevereiro de 2023