Início » Vá para fora falando do que há cá dentro

Vá para fora falando do que há cá dentro

por Joaquim Luís Costa
Avatar photo
Joaquim Luís Costa
Licenciado em Ciências Históricas, mestre e doutor em Ciência da Informação. Historiador.

O território dos vales do Sousa, Tâmega e Douro, como é sabido, não tem sol nem mar que gostamos de apreciar, sobretudo quando estamos de férias. No entanto, tem outras potencialidades que devemos ajudar a divulgar durante o verão.

Os meses de verão são sinónimo de férias e de lazer. Como os concelhos dos vales do Sousa, Douro e Tâmega não são conhecidos pelo turismo de sol e mar, todos corremos para outras áreas geográficas com praias e muito sol, para apanhar vitamina D e para descansar de meses de trabalho. Fazemos muito bem. Mas, por vezes, nestes meses, damos mais atenção ao local de férias do que ao nosso concelho e território. Muitas vezes, o que é dos outros é sempre melhor. Depois, quando chegamos de férias, não nos cansamos de falar das águas quentes, da gastronomia, do património… Fazemos muito bem. Todavia, nunca se esqueça do concelho e do território onde vive. Não queira, apenas, que sejam os turistas que nos visitam a falar bem deles. Todos temos de ajudar na promoção dos doze concelhos do território onde vivemos. Por este motivo, vou deixar algumas sugestões que pode recomendar a conhecidos e amigos quando estiver férias. Temos de ser “agentes turísticos” e falar da nossa terra em outras terras. 

Em relação às festas, são imperdíveis as Sebastianas, em Freamunde, de 6 a 11 de julho; em Lousada, o Senhor dos Aflitos, de 27 de julho a 1 de agosto, e a Romaria da Senhora Aparecida, de 11 a 15 de agosto. São do melhor que há no plano religioso e da animação. 

Mencione as feiras e eventos de promoção local e territorial, como a ExpoMontemuro, em Cinfães, de 19 a 23 de julho, que pretende mostrar as potencialidades deste concelho; o Festival do Anho Assado e do Arroz de Forno, em Baião, no último fim de semana de julho; e de 18 a 27 de agosto, a Agrival, em Penafiel. Este é um dos eventos marcantes deste território, onde encontra o que de melhor se produz aqui. É composto por um vasto programa de animação.

Anho Assado e arroz de forno. Fonte Câmara Municipal de Baião

Além do diversificado património cultural, que justifica a presença humana nestes vales pelo menos desde há cinco mil anos antes de Cristo, recomende aos seus amigos e conhecidos uma visita à Rota do Românico, para que possam descobrir o românico e as raízes do território e de Portugal. Deve também recomendar a visita aos museus de Amarante, Penafiel e de Resende.

Para quem gosta dos tempos medievais, no nosso território realizam-se algumas recriações, como a Feira Medieval em Paços de Ferreira, de 13 a 16 de julho, e Vilela Medieval, em Vilela (Paredes), a 12 e 13 de agosto. 

Valorize os nossos vinhos verdes, dos melhores do mundo, os pratos tradicionais (como o Bazulaque, o Bife à Santa Eufémia, o Anho ou o Cabrito assado com arroz do forno ou o Bacalhau à Freixieiro), os doces e sobremesas (como o Pão de ló de Margaride, as Cavacas de Resende, as Fatias do Freixo, os doces conventuais de Amarante, o Biscoito da Teixeira ou a Sopa Seca) que são tão bons como os dos concelhos que está a visitar.

Se os seus amigos forem citadinos, aconselhe um passeio ao vale do Bestança, onde encontrarão um dos rios mais limpos da Europa e a simbiose perfeita entre o Homem, a natureza e o património.

Não se esqueça de referir que este foi um território essencial para a criação de Portugal, é terra de artistas, como Amadeo de Souza-Cardoso e Acádio Lino, de escritores, como Agustina Bessa-Luís e Teixeira de Pascoaes, e de exploradores, como Serpa Pinto.

Como há muito para descobrir, o melhor é recomendar aos seus amigos a deslocação aos postos de turismo do território para obterem mais informações do que devem visitar. Outra sugestão, sendo a proposta de leitura, é o Guia Turístico da Rota do Românico, que contém o que de mais relevante existe do ponto de vista turístico, cultural e patrimonial, nos doze concelhos dos vales do Sousa, Tâmega e Douro. 

Boas férias!

Também poderá gostar de

Escrever um comentário