Em Penafiel, a celebração do Dia dos Avós é um verdadeiro marco anual na agenda do município. Assim, sem surpresas, no próximo dia 26 de julho, os avós do concelho de Penafiel estão todos convidados para o Parque da Cidade, onde estão a ser planeadas várias iniciativas para animar o dia.
Este ano, porém, celebra-se o vigésimo aniversário desta “Festa dos Avós”, como apelida a autarquia. Nesse sentido, adianta a mesma fonte, será descerrada uma placa com um poema, especialmente dedicado à penafidelense, fundadora e grande impulsionadora da data, Ana Elisa de Couto.
Além disso, pela primeira vez, este ano, haverá um balão de ar quente, com capacidade para cerca de cinco pessoas, que vai subir e descer, com uma duração de aproximadamente quatro minutos. “É para testar a audácia e valentia dos nossos avós”, atira a autarquia.
O resto do programa é praticamente igual aos últimos anos. As ‘portas’ abrem às 9h00, sendo que às 10h00 realiza-se a habitual iniciativa dos “Avós em Movimento”. Segue-se a missa campal, às 11h00, em homenagem a todos os avós.
Logo depois do final da eucaristia, às 12h30, tem início o “Mega Piquenique”. Durante toda a tarde, vários artistas deverão subir a palco, com especial destaque para o concerto protagonizado pelo Toy.
Veja o programa em pormenor:
