Em Lousada, o rio Sousa vai ser reabilitado. O auto de consignação da empreitada, estabelecido entre o município local e a empresa que vai efetuar os trabalhos, já foi assinado. Em causa está o cumprimento do “ReValSousa”, um projeto de reabilitação e valorização do rio Sousa na Paisagem Protegida do Sousa Superior.
A cerimónia decorreu no Parque Molinológico e Florestal de Pias, no seguimento do protocolo técnico-financeiro celebrado com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), na passada segunda-feira.
Segundo explica autarquia, a primeira fase de desenvolvimento do projeto em questão implica intervenções nos domínios relativos à contenção de espécies exóticas invasoras, bem como ações de desassoreamento e de beneficiação de habitat para espécies ribeirinhas.
Na cerimónia, o presidente da Câmara de Lousada lembrou que o município “tem desenvolvido muitos projetos e atividades” ao longo do rio Sousa, no entanto, “este é o primeiro projeto que tem intervenção financiada”.
“Este projeto é muito ambicioso e o investimento de 100 mil euros nesta fase é disso prova”, assumiu o autarca.
O vice-presidente da APA, José Pimenta Machado, por sua vez, congratulou o município de Lousada pelo trabalho desenvolvido no rio Sousa e abriu a porta à continuação de um trabalho conjunto entre as duas instituições.
“Trabalhar a rede hidrográfica e não permitir que os rios sejam agredidos é fundamental”, disse, acrescentando que, com o quadro comunitário de apoio Portugal 2030, “vai ser possível disponibilizar financiamento para os bons projetos, como é o caso deste”.
No final, foi organizada uma visita interpretativa ao rio Sousa pelos técnicos municipais e por “patrulheiros voluntários” do Lousada Guarda Rios, cujo registo fotográfico ficou como imagem de destaque da presente notícia.