Faltam exatamente dez dias para o início da Agrival em Penafiel. “A maior feira agrícola do Norte do país”, descreve a autarquia local, conta receber a visita de “milhares de pessoas” e ter 350 expositores no Pavilhão de Feiras e Exposições a “promoverem os seus serviços e produtos”.
“Numa área de mais de 25.000 m2, há espaço para a vertente mais tradicional, como a agricultura, o gado e o artesanato, mas também para outros setores de negócio, como a maquinaria, a agroindústria, o comércio automóvel e imobiliário, gastronomia, novas tecnologias, artesanato, têxtil”, acrescenta a mesma fonte.
Em comunicado, a autarquia de Penafiel dá ainda amplo destaque ao cartaz musical associado ao certame que começa a 18 de agosto e termina a 27. Em concreto, este ano são esperados Plutónio, Os Quatro e Meia, The Gift, Ivandro, Bispo, Nuno Ribeiro, Aurea, Nininho Vaz Maia e Fernando Daniel.


Além do palco principal, fonte autárquica explica que pelo recinto da Agrival haverá outros palcos, à semelhança dos últimos anos, nomeadamente o palco “tradições”, onde vão acontecer os concursos tradicionais de gastronomia, e o palco dos DJ’s.
Durante os dez dias de certame, os visitantes terão ainda à disposição a “Mostra de Gastronomia Nacional”, que reúne restaurantes da região e de várias zonas do país e possibilita a degustação de iguarias locais.
Citado, Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, garante que “a Agrival são as pessoas. As pessoas que, ano após ano, trabalham para corresponder às expectativas elevadas, e as pessoas, os milhares de pessoas, que nos visitam. São dez dias felizes. Há, nos nossos concidadãos, um sentimento de pertença, de orgulho. É um grande evento e é nosso. A Agrival é única e especial por tudo, mas, sobretudo, por isto: por ser lugar de encontros e reencontros, de criação de histórias e memórias.”