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O meu filho entrou no 1º ciclo e agora?

por Joana Dias
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Joana Dias
Terapeuta da Fala. Pós-graduada e especializada em Perturbações da Comunicação, Linguagem e Fala na região do Vale do Sousa. 

A entrada para o primeiro ano do ensino básico ( 1º ciclo), é tomada pelos pais, como uma grande mudança e período de preocupações acrescidas. Não há um guião orientador que dite a aptidão para ingressar, no entanto existem pré-requisitos e competências que a criança deve possuir para que a sua entrada no 1º ciclo seja o mais harmoniosa possível.

Em Portugal, a legislação obriga a inscrição no 1º ciclo de todas as crianças que façam 6 anos até dia 15 de setembro. Porém cada criança é diferente e apesar de ter a mesma idade cronológica pode não se encontrar no mesmo patamar de desenvolvimento. 

Para que o ingresso no 1º ano seja facilitado, conveniente e adequado, a criança deve possuir estes pré requisitos e competências, ao nível do desenvolvimento que a permitam corresponder ao desafio. Como tal devem ser tomadas em conta ou até mesmo avaliadas por uma equipa multidisciplinar (Pediatra /Pedopsiquiatra, Terapeuta da Fala, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional…) as seguintes componentes:

  • Genética e contexto;
    Ter em conta a condição e exposição leitora da criança é um fator importante na estimulação e incentivo à aprendizagem da mesma. Estar num ambiente com livros, com pessoas que leem e escrevem frequentemente incentiva a criança a querer aprender.
  • Maturidade emocional e social;
    É igualmente importante observar os comportamentos da criança, a sua auto-regulação, se consegue permanecer sentada, se é capaz de esperar e tolerar a frustração, se demonstra interesse, curiosidade e vontade em aprender…
  • Interação social;
    Verificar se a criança é capaz de seguir as regras de convivência com terceiros, se brinca em grupo, se é sociável e comunica com diferentes parceiros, se é capaz de partilhar e aceitar ordens…
  • Desenvolvimento cognitivo;
    Analisar a capacidade de raciocínio da criança, a resolução de problemas e orientação, são fatores facilitadores de aprendizagens escolares.
  • Componentes de linguagem;
    Dificuldades na articulação, em discriminar sons, na nomeação e na consciência fonológica (noção dos sons da língua), dificuldades de compreensão e expressão, dificuldades em produzir frases corretas, em compreender ordens, em recontar acontecimentos… resultam muitas vezes em dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita.
  • Audição e visão;
    Confirmar se estes sentidos se encontram adequados e complemente funcionais.
  • Atenção e concentração;
    Capacidade de se manter concentrada e focada numa tarefa, de permanecer atenta por determinado período de tempo, de assimilar e compreender novos conteúdos…
  • Psicomotricidade;
    Ter em atenção a motricidade fina, a orientação espacial e percepção visual, a noção temporal,  destreza manual e noção do todo do seu corpo…
  • Autonomia;
    Verificar se a criança é autónoma para se alimentar sozinha, se organizar com as tarefas pedidas, cuidar dos seus materiais, ir ao WC sozinha…

Caso se presencie alguma alteração ou perturbação nestas componentes, deve ser avaliada formalmente pelo profissional adequado e recorrer à intervenção se assim se justificar. Caso contrário a entrada para o 1º ciclo não deixa de ser isso mesmo, a entrada para uma nova fase de conhecimento, aprendizagem e evolução. 

O período escolar é uma etapa longa e complexa e quanto mais a criança se sentir confortável, melhor será o seu rendimentos e sucesso escolar.

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