
Joana Dias
Terapeuta da Fala. Pós-graduada e especializada em Perturbações da Comunicação, Linguagem e Fala na região do Vale do Sousa.Ler, além de ser uma das atividades essenciais ao quotidiano, é também uma das atividades mais prazerosas e enriquecedoras. Como tal deve ser estimulada o quanto antes. Seja no seio familiar, em contexto escolar ou como passatempo.
Para as crianças, cada livro explorado significa novos conhecimentos, novas perspectivas e isso desperta na criança curiosidade e criatividade. Para os pais significa, tempo de partilha, de qualidade, de rotina e um estreitar elos de ligação. Para os educadores/terapeutas e restantes parceiros da criança, a leitura é sinónimo de estimulação, aprendizagem e evolução no desenvolvimento cognitivo da criança.
Todos os livros são assim fundamentais para a aprendizagem das crianças, uma vez, que é através da leitura que é possível estimular diversas habilidades da criança, sejam elas cognitivas, emocionais ou físicas . Além disso, as histórias incentivam a imaginação, a curiosidade, a criatividade e ajudam na construção da personalidade. Tendo em conta a história, podem gerar e incutir valores. Entre as narrativas e as personagens podem retratar a realidade social, implementar comportamentos e solucionar problemas e desafios da infância/adolescência. Além destes fatores a leitura promove ainda:
- Aumento de vocabulário;
- Estimulação da linguagem;
- Promove o senso crítico;
- Aumenta conhecimento geral;
- Melhora o desempenho escolar;
- Melhora a interpretação de texto;
- Incentiva à procura de novos interesses.
Estimule a criança mesmo sem esta saber ler. O importante é adequar o livro/história à faixa etária!
Para que qualquer atividade seja desempenhada com sucesso e vontade deve ser repetida várias vezes, para tal é necessário encontrar um ou vários meios que estimulem a mesma. Para incentivar o gosto pela leitura devemos:
- Conhecer e selecionar os gostos da criança;
- Escolher livros de acordo com a faixa etária;
- Tornar o momento prazeroso;
- Estabelecer rotina de leitura;
- Criar um espaço adequado à leitura;
- Interpretar as personagens;
- Ler para a criança em voz alta;
- Recontar a história.

Aumentar vocabulário, e a fluência, promover a coerência leitora, a compreensão do material lido, a interpretação e reconto do mesmo, a analise da história, a sua descrição e das suas personagens, são alguns dos benefícios dos leitores frequentes em idade escolar, que permitirão ainda um maior e melhor desenvolvimento cognitivo e consequentemente melhor desempenho escolar e social.
E embora no inicio possa parecer um habito difícil, a leitura acaba por se tornar uma rotina essencial no seu filho de tal forma que o fará sem se aperceber e de forma proveitosa.