As escolas EB 2,3 de Freamunde e Frazão, no concelho de Paços de Ferreira, vão ser requalificadas, num investimento total superior a 7,1 milhões de euros.
Segundo informa a autarquia, os projetos já foram aprovados, o que vai permitir “o lançamento, a muito curto prazo, dos concursos públicos referentes à Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Pinto Vasconcelos e EB 2,3 de Frazão”.
As obras em causa têm como base a beneficiação e adaptação dos dois edifícios escolares para obtenção de maior conforto e eficiência energética.
“As coberturas serão revistas, limpas e impermeabilizadas. Todos os edifícios serão dotados de redes de infraestruturas novas, abastecimento de água, saneamento, águas residuais, águas pluviais (com caleiros, rufos e tubos de queda novos), eletricidade e infraestruturas telefónicas, gestão técnica centralizada e painéis fotovoltaicos para produção de energia elétrica, minimizando o consumo geral de energia”, descreve a autarquia, em comunicado.
O prazo de execução destas obras é de 24 meses, sendo as mesmas financiadas em 85% por fundos comunitários.
Relativamente às EB 2,3 de Eiriz e Paços de Ferreira, o município diz estar a aguardar a emissão dos respetivos pareceres favoráveis e consequente financiamento.