A Associação de Desenvolvimento Local Projeto Mais Rans há muito que reclamava a criação de uma iguaria gastronómica única, relacionada com a comunidade e a história de Rans, e este mês cumpriu a promessa, apresentando “Honra”.
A criação junta pão, carne de porco, vinho e frutas. Visualmente, trata-se de um pão com formato arredondado e recheado, com a letra H. O recheio é diferente segundo o pedido seja para o salgado ou doce.
Segundo uma nota explicativa da própria associação, a iguaria só foi possível graças ao contributo de vários intervenientes, além do trabalho dos chefes de cozinha Carlos Barbosa e André Almeida.
“Em conjunto, pesquisamos referências gastronómicas e tradições locais. Concluímos que, embora existam vários alimentos e pratos tradicionais na região, nenhum deles era reconhecido como caraterístico da freguesia [de Rans]. Avançamos então para a criação de algo novo que juntasse vários elementos identificados nas nossas pesquisas, nomeadamente pão, pela tradição associada à confeção caseira; carne de porco, [por ser] um dos alimentos predominantes na alimentação regional; vinho, [enquanto] bebida de eleição e também produzido a nível local e familiar; e frutas, especialmente frutas de época”, lê-se no mesmo documento.
De acordo com Pedro Silva, presidente da Associação de Desenvolvimento Local Projeto Mais Rans, há duas versões. A versão original – salgada -, feita com recheio de bochechas de porco e chouriça estufadas em vinho tinto, e a versão doce, em que o pão é recheado com maça e nozes.
A mesma fonte explica que o nome “Honra” surgiu em tom de homenagem à honra de Barbosa, “monumento e referência histórica da freguesia” e acrescentou que, agora, a expectativa é que todos os espaços de restauração de Rans possam servir esta iguaria, já que as receitas são públicas.