A cerimónia de lançamento da primeira pedra da obra de ampliação do lar de Santa Bárbara aconteceu na última semana. O lar, que pertence à Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pedorido (ARPIP), vai ser ampliado por milhão e meio de euros.
Segundo a autarquia, a obra vai ser executada no âmbito da aprovação de uma candidatura ao programa PARES 3.0 – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, com um custo de execução de 1.596,518 euros, e deverá estar concluída em junho de 2025.
De acordo com a mesma fonte, nas atuais instalações, estão alojados 22 utentes em modo residencial, sendo que o aumento valerá à instituição o estatuto de ERPI – Estrutura Residencial para Idosos – e vai garantir o alojamento “para mais 27 utentes, além dos 20 utentes a quem presta serviço de apoio domiciliário e 15 utentes no centro de dia”.


Durante a intervenção, Luís Costa, presidente da ARPIP, mostrou-se satisfeito com o projeto, que, garantiu, trará “mais funcionalidade e capacidade de acolhimento”.
Outra das presenças na cerimónia, Fernando Mendonça, diretor da Segurança Social de Aveiro, recordou o esforço financeiro realizado no distrito no âmbito do programa Pares, “na ordem dos 50 milhões de euros”, frisou, referindo que o distrito “está na linha da frente no investimento neste tipo de equipamentos sociais”.
Por sua vez, José Rocha, presidente paivense, deixou uma palavra de apreço a todas as IPSS do concelho, referindo estar orgulhoso pelas respostas sociais que disponibilizam à população, ao mesmo tempo que destacou a satisfação de ver, no prazo de um mês, duas “importantes obras sociais” a ser iniciadas em Castelo de Paiva.