
Joana Dias
Terapeuta da Fala. Pós-graduada e especializada em Perturbações da Comunicação, Linguagem e Fala na região do Vale do Sousa.Aprender enquanto se brinca, sim é possível, eficaz e fácil!
Brincar é uma das formas de comunicação e de interação presente no indivíduo desde bebé. À medida que vamos crescendo e tornando-nos adultos esse tipo de ‘brincadeira’ vai diminuindo, uma vez que já temos a capacidade de nos concentrarmos e adquirirmos informação e conhecimento por outros meios. No entanto, enquanto somos crianças, o processo de aprendizagem é diferente.
Assim, é através da brincadeira, do correr, do imaginar e fantasiar, do explorar e do descobrir, que as crianças aprendem conteúdos que são importantes para a sua convivência e aprendizagem. É através desses processos, que vão desenvolver e aumentar cada vez mais a capacidade de atenção e concentração.
Sendo assim, brincar não é apenas um motivo de diversão e distração na infância. É também a maior e principal forma de aprendizagem. É a brincar, que as crianças:
- Promovem atenção e concentração,
- Melhoram a sua coordenação motora,
- Desenvolvem a memória,
- Ganham consciência corporal,
- Adquirem vocabulário,
- Aumentam a criatividade,
- Aprendem valores e comportamentos,
- Incutem regras de convivência com os outros,
- Aprendem a socializar e interagir,
- Adaptam-se aos diferentes contextos.
Brincar é indispensável para um crescimento saudável durante os primeiros anos de vida.
Todas as crianças são diferentes, todas as brincadeiras são diferentes, e como tal todas retiram da mesma brincadeira diferentes aquisições. No entanto todas as atividades têm inúmeras formas de exploração e inúmeros objetivos que podem ser trabalhados quando dirigidas. Entre as mais frequentes temos:
- ATIVIDADES AO AR LIVRE;
Brincar ao ar livre é fundamental para que a criança interprete o mundo de diferentes perspectivas. Além da imaginação e da criatividade proporcionam o desenvolvimento motor. - JOGOS DE TABULEIRO;
Promovem aprendizagem sobre coletividade, além de desenvolver raciocínio lógico e compreensão de regras, compreensão pelo termo paciência e noção de desenvolver uma estratégia. - LIVROS;
Também se pode aprender a ler a brincar e nesse caso há diferentes tipos de livros, de todos os materiais, nas diversas formas e cores que auxiliam nesse processo de aprendizagem. - FAZ DE CONTA/INTERPRETAÇÃO;
No faz de conta a criança pode interpretar quem quiser da forma como quiser. Pode deixar a imaginação e criatividade fluir, recriando momentos e situações lógicas com a interação assertiva de terceiros.

Qualquer que seja a brincadeira escolhida, o importante é que saiba qual o intuito da mesma, que esteja totalmente disponível na hora de brincar, que seja do interesse da criança, e que todos os intervenientes se divirtam e aprendam algo novo.