O município de Baião assinou, recentemente, o protocolo com o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), para a construção de dois blocos de apartamentos no parque urbano da vila, com vista a arrendar os imóveis a preços acessíveis.
De acordo com a autarquia, o acordo prevê a criação de até 26 fogos, T1, T2 e T3, no contexto da Nova Geração de Políticas de Habitação do Governo e no âmbito do Programa de Apoio ao Arrendamento.
O entendimento com a tutela aponta, porém, para um investimento no concelho superior ao que já estava acordado para o setor da habitação, atingindo-se, assim, um valor global que poderá chegar aos dez milhões de euros.
Para o presidente da câmara, tal investimento “permitirá uma melhor resposta às necessidades do setor, disponibilizando habitação de qualidade, incentivando a fixação de pessoas e ajudando à regulação do mercado, no cumprimento da Estratégia Local de Habitação”.
O parque de urbano de Baião prevê ainda a disponibilização de 16 lotes para construção de moradias unifamiliares, num loteamento a criar pela autarquia.