O Dia Mundial do Animal assinala-se, oficialmente, a 4 de outubro, mas, em Paredes, a efeméride vale uma semana de atividades e o lançamento de novos projetos dedicados à proteção dos animais, segundo a autarquia.
Numa nota informativa, o vereador Francisco Leal explica, aliás, que o plano de atividades previsto pretende “sensibilizar a comunidade para a proteção dos animais e promover uma adoção responsável dos cães e gatos que estão ao abrigo do Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA) de Paredes”.
Nesse sentido, já esta segunda-feira, a autarquia local lançou o projeto “CROA na Escola”, no Centro Escolar de Bitarães. A iniciativa promoveu um momento de convívio entre as crianças e os animais residentes do CROA de Paredes, no sentido de envolver os mais novos na defesa dos animais.
O calendário prevê agora uma “cãominhada” a concretizar-se amanhã, quarta-feira, dia 4, altura em que se celebra o Dia Mundial do Animal.
Na caminhada, com início às 14h30 do Centro Escolar de Rebordosa e feita com os animais do CROA de Paredes, a ideia, descreve a autarquia, é que os alunos possam, pelo caminho, encontrar outras espécies de animais e, ao mesmo tempo, fazer recolha de lixo.
“No mesmo dia, às 14h30, é lançado um programa de voluntariado, através das redes sociais (Instagram e Facebook) do CROA de Paredes. Os munícipes serão convidados a participar e a colaborar com o canil municipal em diversas atividades”, acrescenta a mesma fonte.
Já no dia 7, está agendada a atividade “Pé Pata Paper”, às 10h00, no Parque da Cidade de Paredes. “Uma atividade lúdica, realizada em colaboração com a associação Empatinhas, para equipas compostas pelo tutor e o seu cão, que irão ser desafiados a fazer um percurso pedestre com paragem obrigatória em diferentes postos”, resume o município.
No dia 9, ou seja na próxima segunda-feira, a autarquia promove uma “Demonstração de cinotécnica e cavalaria pela GNR”, às 14h30, no Centro Escolar de Recarei.
Por fim, no dia 11, haverá um “Fórum de Proteção Animal”, entre as 14h30 e as 17h30, no Auditório da Casa da Cultura. A iniciativa é aberta ao público e centra-se em dois temas: “Estratégia Nacional para os Animais Errantes” e “As Emoções nas Espécies”.