Início » Lousada. 367 crianças do pré-escolar envolvidas em projeto para desenvolvimento da leitura e escrita

Lousada. 367 crianças do pré-escolar envolvidas em projeto para desenvolvimento da leitura e escrita

por Beatriz Leite
Lousada. 367 crianças do pré-escolar envolvidas em projeto para desenvolvimento da leitura e escrita

No último ano letivo, o projeto Promoção da Leitura e da Escrita na Educação Pré-Escolar (PLEEPE) envolveu “367 crianças e 54 educadoras de infância dos quatro agrupamentos de escolas do concelho de Lousada”, segundo informa a autarquia.

O projeto em causa, dedicado aos mais pequenos, com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos, foi desenvolvido pelo segundo ano e, de acordo com a mesma fonte, “cumpriu o objetivo de promoção de competências facilitadoras da aprendizagem formal da leitura e da escrita”.

Em comunicado, o município lousadense avança que, dos resultados obtidos, resultado da monitorização de desempenho do progresso, “86 crianças saíram da intervenção complementar por apresentarem quer uma evolução positiva, quer um desempenho similar ao grupo de referência”.

Em sentido inverso, “passaram a integrar a intervenção complementar 28 crianças que, no despiste universal, não tinham ficado identificadas como em risco e mantiveram a necessidade de continuar a beneficiar de intervenção complementar 99 alunos”.

“No total, 127 crianças passaram a beneficiar de intervenção complementar”, conclui.

Para Joana Cruz, diretora do Centro de Investigação em Psicologia para o Desenvolvimento, da Universidade Lusíada, “a implementação do projeto PLEEPE durante o ano letivo 2022-2023 permitiu aumentar a evidência de que uma intervenção atempada, estruturada, multidisciplinar e sistemática produz melhorias no desempenho da literacia emergente”.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário