Início » Castelo de Paiva. Unidade de Cuidados na Comunidade já está em funcionamento

Castelo de Paiva. Unidade de Cuidados na Comunidade já está em funcionamento

por Beatriz Leite
Castelo de Paiva. Unidade de Cuidados na Comunidade já está em funcionamento

Está sediado na USF de Castelo de Paiva e iniciou funções no início deste mês. “A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) vem dar resposta às necessidades há muito identificadas no concelho de Castelo de Paiva, no âmbito da intervenção comunitária dos cuidados de saúde primários”, informa a autarquia.

A nova unidade conta com uma equipa “multidisciplinar” a trabalhar sete dias por semana. Em comunicado, o município paivense adianta que a UCC Terras do Paiva presta serviços que abrangem todo o ciclo de vida do utente.

Em concreto, a nova unidade dispõe de projetos pensados para grávidas, para recém-nascidos, crianças e jovens, para pessoas em situação de dependência funcional, cuidados paliativos ou em processo de convalescença, bem como projetos dirigidos a cuidadores informais e diabéticos.

Em comunicado, a mesma fonte refere que, pela localização geográfica, ruralidade e dispersão populacional do concelho, houve dificuldades em alocar recursos humanos para a unidade, entretanto ultrapassados.

“A recente transferência de competências no domínio da saúde, do Estado para a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, e os apoios previstos no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), permitiram avançar com este importante serviço de apoio à comunidade”, lê-se no mesmo documento.

Também poderá gostar de

Escrever um comentário