A edição de 2023 do Escritaria, em Penafiel, cujo homenageado é Miguel Esteves Cardoso (MEC), vai contar com a participação de dezenas de personalidades nacionais e com uma edição especial do antigo programa da SIC “A Noite da Má Língua”, para celebrar o autor.
A informação é avançada pela própria autarquia, que lembra que, de 23 a 29 de outubro, Penafiel vai ficar “contaminada pela obra e pela visão singular de Miguel Esteves Cardoso”.
A recriação, ao vivo, do formato conduzido por Júlia Pinheiro, com os habituais comentadores Rui Zink, Rita Blanco e Manuel Serrão, acontece no último dia do festival literário.
Antes disso, juntam-se à celebração do autor, em outras atividades, os Sétima Legião, Valter Hugo Mãe, Bárbara Reis, Manuel Falcão, Bruno Vieira Amaral e Miguel Ângelo – nomes já confirmados.
A organização destaca, em comunicado, o “reencontro” do escritor com os Sétima Legião, que irão dar um concerto no festival no dia 27 de outubro, numa altura em que passam 40 anos desde o lançamento do single Glória, o primeiro da banda e que é da autoria de MEC.
Também no dia 27, e à semelhança dos últimos anos, nesta 16.ª edição do Escritaria, o nome de MEC será perpetuado com uma silhueta e uma frase, no caso do colunista do jornal Público instaladas na Praça do Ponto C, às 11h00.
Na nota informativa enviada à redação, a organização realça ainda três momentos do programa, a acontecer no dia 28, no Museu Municipal: a conversa com Francisco Mendes da Silva, com moderação de Rui Couceiro, a conversa com Valter Hugo Mãe, moderada por Tito Couto, e a entrevista de João Pedro George a MEC.
Conheça o programa em pormenor aqui: